19º ENAI e Conferências da Imprensa na capital do Estado.



Encontro Nacional da Imprensa será realizado no dia 7 de novembro de 2015 com início das palestras às 9h na Assembleia Legislativa.



Já estão abertas as inscrições para o 14º Ciclo de Conferencias da Imprensa Brasileira que vai acontecer em Porto Velho, no próximo dia 07 de novembro, dentro da programação do 19º ENAI - Encontro Nacional da Imprensa que reúne as Associações de Imprensa e as entidades nacionais de comunicação do país.

O Ciclo de Conferencias em Porto Velho terá como tema central Amazônia: Desenvolvimento e Cobertura Jornalística e contará com a participação de jornalistas, radialistas, diretores e empresários de comunicação, estudantes e professores de comunicação, reunindo todas as modalidades de imprensa (Jornal, Revista, Rádio, TV e Websites).

A inscrição será gratuita mediante preenchimento de formulário online no site oficial www.enai.org.br. Para quem optar pelo recebimento de Certificado de Participação deverá realizar o pagamento de uma taxa simbólica de R$ 15,00 (opcional).

Uma das questões a ser abordadas está relacionadas com a necessidade da prática de um jornalismo imparcial, despolitização e desideologização das redações para fazer frente as constantes ameaças a Liberdade de Imprensa no Brasil e na América Latina, diante do surgimento de governos populistas com políticas bolivarianas, das constantes ameaças e crimes praticados contra jornalistas, além da pressão do judiciário condenando empresas jornalísticas a arcarem com indenizações que as tornam economicamente inviáveis.
O ENAI é realizado em conjunto pela Federação Nacional de Imprensa e Federação das Associações de Imprensa do Brasil, – FENAI/FAIBRA, sediadas em Brasília e a cada ano uma unidade da Federação abriga o evento. Neste será coordenado pela Associação dos Profissionais da Imprensa dos Municípios do Vale do Jamari (Apimvaj) com o apoio da Associação da Imprensa de Rondônia (Airon) e da Associação Brasileira de Jornalismo de Economia e Finanças (Abrajore).


O ENAI e o Ciclo de Conferência da Imprensa Brasileira é o fórum comum dos jornalistas e veículos de imprensa reunidos em associações formais, onde se discutem temas de natureza profissional, institucional e de caráter nacionalista, amparados por câmaras técnicas e grupos de trabalho instalados nos principais Estados brasileiros. Para essa edição, a Federação Nacional de Imprensa pretende afirmar sua vocação democrática e imparcial na forma de reportar ao público, as notícias apuradas dentro do espírito ético que norteia o trabalho do profissional de Imprensa.

Fonte: ASSESSORIA