GREVE - Servidores do Detran e Ciretrans paralisam e serviços devem funcionar apenas com 30%

Os servidores do Detran/RO e Ciretrans da capital e vários municípios de Rondônia devem entrar em greve a partir desta segunda-feira (18). A nova greve tem como pauta dos trabalhadores, melhorias nas condições de trabalho, regulamentação de procedimentos internos, assim como o fim, de acordo com descrição do sindicato da categoria, o fim dos desmandos, do assédio moral e abuso de autoridade dentro da Autarquia. Por fim a reestruturação do plano de cargos e salários da categoria.

A última paralisação dos servidores foi há cinco meses, quando a greve durou apenas cinco dias e foi uma forma de pressionar o Governo a responder as pautas de reivindicações, que não foram atendidas.

O presidente do sindicato da categoria -SINSDET/RO - disse que os servidores cansaram de aguardar resposta da direção geral do Detran/RO e que as protelações (adiamentos) de reuniões de negociação esgotaram a paciência de todos, que enxergam pouco caso e interesse da autarquia em dar solução a problemas antigos e solucionar de vez a reivindicações.

O estopim para essa nova paralisação, de acordo ainda com o presidente do sindicato, se deve principalmente a reestruturação do Detran/RO que foi votada no último dia 12 pela Assembleia Legislativa, contemplando a criação de mais cargos comissionados e aumentando substancialmente o valor de gratificação de alguns diretores do auto escalão e retirada de algumas funções gratificadas que seriam exclusivamente para servidores efetivos.

A denúncia ganha uma conotação mais grave quando o sindicato ressalta que os servidores estão reclamando do aumento considerável do assédio moral e do abuso de autoridade, além da privação de direitos de servidores que estão há quase um ano esperando, no caso da conversão de licenças prêmios em pecúnia e abonos de férias que foram suspensos, mesmo com a folha de pagamento fechada.

Durante o período de greve o sindicato informou que os pontos de atendimento do Detran estarão funcionando com 30% de sua capacidade normal em todos os serviços prestados.

Confira a nota que o sindicato divulgou direcionada a população:

“O sindicato dos servidores do Departamento Estadual de Trânsito informa que os servidores do DETRAN/RO estarão em greve a partir do dia 18 de novembro.
Nos falta condições de trabalho e nos falta material de expediente e equipamentos, além das constantes falhas que o sistema apresenta, o que atrasa o trabalho dos servidores e causa transtorno aos cidadãos.
Não somos respeitados, sofremos constantes abusos de autoridade e assédio moral e lutamos somente para que se cumpra o que a lei exige, que se realize um novo Concurso Público e que se corrija os erros existentes na estrutura do PCCR.
E não nos restou outra alternativa. As inúmeras reuniões e documentos entregues não resultaram em nenhuma melhoria efetiva. E mesmo assim, o sindicato está aberto a negociações, mesmo durante o movimento e até o último minuto, desde que sejam melhorias reais para o servidor do quadro efetivo.
Buscamos procurar minimizar os efeitos da greve em sinal de respeito à população. A greve é nossa última medida, já que não suportamos mais as condições impostas e as constantes ingerências dentro de um órgão que tanto arrecada, mas que não reverte esses tributos em favor de você, cidadão que sustenta essa máquina pública.
Por isso, pedimos a todos o apoio e que compreendam a necessidade de luta de nós servidores. Lutamos para conquistar benefícios para a classe e também para a população que tanto sofre quando não encontra uma estrutura adequada para ser atendido.”


 informações do SINSDET/R
O