Falha no sistema deixa usuários sem atendimento no Detran de RO


Problemas com o sistema do Departamento Estadual de Trânsito (Detran) em Rondônia gera reclamação entre usuários em Porto Velho. Segundo eles, o sistema está fora do ar desde o dia 22 de maio, gerando tumulto. De acordo com funcionários, não há acesso à internet e praticamente todos os serviços - emissão de taxas, processos de emplacamento, transferência, liberação de veículos - estão suspensos"Tem mais de uma semana que to tentando imprimir as taxas do Detran para liberar minha moto que está há cinco dias presa, contando diárias. Uma coisa que é pra resolver em dois dias está contando diárias a mais. O pessoal só fala que está sem sistema, sem previsão de volta", diz Evandro Junior, militar.



Os usuários alegam que desde o início do problema, há mais de 10 dias, teve quem procurasse o posto de atendimento diariamente, sem sucesso. "Eles [Detran] conseguem mobilizar até 800 pessoas para apreender veículos na cidade e não conseguem colocar pessoas pra atender aqui. Eles falam que é falta de funcionários, que o sistema está fora do ar, irresponsabilidade do governo", afirma o empresário Ferreira Neto.
"Eu vim pagar a taxa de um carro que foi guinchado. Guinchado porque, segundo eles [Detran], estava mal estacionado. Estou aqui desde as 7h30 e até agora nada. Aí falaram pra mim que tinham roubado as placas do sistema e agora fui informado que nem telefone pra ligar no outro prédio tem", reclama Raimundo Serratti.
A coordenação da Ciretran confirmou que houve falha no sistema Renavan, o que desconfigurou o banco de dados do órgão, e que  equipes de informática estão trabalhando para solucionar o problema, que ainda não foi completamente restabelecido.
Fonte: G1