Primeira cirurgia de captação de órgãos é realizada em Vilhena

Família do doador tomou a decisão de doar os órgãos de Willian com o objetivo de salvar vidas
Nesta sexta-feira ,11, aconteceu no município de Vilhena a primeira cirurgia de  captação de órgãos. O procedimento foi comandado pela equipe de captação de órgãos da Central Estadual de Transplantes da capital Porto Velho.
A equipe de saúde veio até Vilhena apenas para a realização deste procedimento.
Sobre o doador
O doador dos órgãos foi o jovem Willian da Silva Jesus de 21 anos. Willian faleceu na tarde de quinta-feira, 10, de dezembro após ficar nove dias internado na UTI do Hospital Regional de Vilhena.
O jovem sofreu um acidente de trânsito no dia 01 de dezembro, sofreu traumatismo craniano e vários outros ferimentos pelo corpo. Na tarde de quinta-feira ,10, teve morte cerebral confirmada pelos médicos que acompanhavam seu tratamento.
A  família foi quem teve a difícil decisão de doar os órgãos do rapaz.
Procedimento de Captação de órgãos

A coordenadora da Central Estadual de Transplantes de Porto Velho  Edcléia Gonçalves em entrevista para a redação, relatou como foi que ocorreu a primeira cirurgia de captação de órgãos na cidade.

Segundo Edcléia o procedimento foi realizado com sucesso e teve duração de três horas.
Alber Pessoa  foi o médico que comandou todo o procedimento de captação, em entrevista afirmou que a cirurgia ocorreu dentro dos parâmetros normais e sem imprevistos. Juntamente com Alber, o médico Carlos Mamede de Vilhena também participou da cirurgia de captação.
Após o término do procedimento o corpo do jovem Willian da Silva Jesus foi liberado para a funerária para serem realizados os trabalhos necessários.
Beneficiados pelos órgãos doados
Os órgãos doados beneficiarão 4 pessoas, as córneas serão transplantadas em Porto Velho e os rins serão doados para pessoas compatíveis que estão aguardando na fila de espera.
Segundo o médico Alber os rins podem ser doados para pessoas de qualquer parte do pais.
Após o fim do procedimento a equipe de captação de órgãos de Porto Velho embarcou na aeronave do Corpo de Bombeiros  com destino a Capital Rondoniense.
 Fonte: Correio de Notícias Online

Tags