Exame de zika vírus será feito em Rondônia a partir de janeiro; primeiro caso da doença é registrado em Vilhena

Odair Araujo | terça-feira, dezembro 29, 2015 | 0 comentários

A Agência Estadual de Vigilância em Saúde (Agevisa) confirmou nesta segunda-feira (28) o primeiro caso de zika vírus em Rondônia. O paciente, uma criança de 8 anos do município de Vilhena, está bem e não apresenta mais nenhum sintoma da doença. A mostra de sangue do paciente foi enviada pelo Laboratório Central de Saúde Pública de Rondônia (Lacen) em setembro para o Instituto Evandro Chagas, em Belém. Devido a grande demanda, somente hoje o resultado do exame foi informado pelo instituto ao Lacen.



“O instituto analisa mostras de todo o Brasil e a prioridade tem sido os estados do Nordeste onde há grande incidência do mosquito aedes aegypti e casos do zika vírus”, explica o diretor do Lacen, Luiz Tagliani.

De acordo com o diretor do Lacen, a partir da segunda quinzena de janeiro próximo, essa demora será reduzida. O Ministério da Saúde enviará os insumos necessários para que o exame que diagnostica dengue, chikungunya e zika seja realizado em Rondônia, para isso o Lacen já dispõe de equipe capacitada e equipamentos.  “O resultado do exame poderá sair em até 4 dias”, afirma Tagliani.
Na terça-feira (29), o Comitê estadual de combate ao Aedes Aegypties estará em Vilhena para verificar a situação do município.
O secretário estadual de Saúde, Williames Pimentel, ressaltou que é fundamental a participação da população para que sejam observados cuidados simples, como: limpeza dos quintais e das  calhas, deixar os reservatórios d’água bem tampados, evitar tampas de garrafas e pneus expostos à chuva para que não acumulem água.
Técnicos, médicos e diretores de vários órgãos que formam o Comitê de Combate ao Mosquito participaram na manhã desta segunda-feira, em Porto Velho, de uma oficina de treinamento sobre o combate ao mosquito aedes aegypti, que faz faz parte do plano de ação para mobilização, conscientização e combate ao mosquito.

Fonte: omega noticias
Autor: Marcela Ximenes/Foto: Arquivo

Category: ,

0 comentários

CADA PESSOA SE RESPONSABILIZA PELO QUE FALA.