Em resposta a presidente da Câmara, prefeitura estuda Criar Guarda Municipal

Júnior Donadon explicou proposta apresentada em 2013

Preocupado com a onda de violência que assola Vilhena desde o início do ano, o vereador Junior Donadon (PMDB), presidente do Poder Legislativo, promoveu uma série de projetos e indicações neste sentido.
O parlamentar apresentou em plenário, mesmo antes da atual crise, indicação para a criação da Guarda Municipal. O assunto foi defendido em agosto de 2013, ainda no primeiro ano de mandato de Junior Donadon na Câmara. 
Na ocasião, o parlamentar justificou a solicitação dizendo que a criação da Guarda Municipal consta na Lei Orgânica do Município. Entretanto, como resposta, o Executivo explicou que a criação não seria possível devido a questões financeiras.
Porem, no último dia 3 de março, o Executivo enviou mais um ofício ao vereador, de nº 139/2015, informando que o Município estudará a possibilidade técnica para implantação da Guarda Municipal em 2016.
Para o Presidente da Casa de Leis, a comunidade quer respostas dos Poderes, e a Câmara de Vereadores vai intervir de forma rápida e eficaz para tentar avaliar alternativas para combater a violência em Vilhena. “Vamos unir forças para atuar como apoio às instituições de Segurança Pública. Parabenizo o prefeito Rover pela atitude, sabendo que a Guarda Municipal será de grande importância para a segurança dos vilhenenses”, ponderou.
Junior Donadon esclareceu, ainda, a ação específica da Guarda Municipal. “Não é um policiamento ostensivo, nem investigador. Visa inibir a violência, principalmente no ambiente escolar, em órgãos públicos, nas ruas da cidade, em ações de trânsito. A principal atribuição é de zelar do patrimônio público e resgatar a confiança do povo em seus órgãos de proteção. Foi comprovado, em outras cidades, que a presença destes profissionais, por sí só, coíbe o aumento da criminalidade”.

PROJETOS DE SEGURANÇA

A Guarda Municipal é mais um projeto de Junior Donadon, entre outros requeridos ao Executivo, na área de segurança pública. Na última sessão ordinária, a Câmara aprovou, por unanimidade, Projeto de Lei n° 4.498/2015 que dispõe sobre a criação da Monitoria de Mediação de Conflitos na Rede Municipal de Ensino em Vilhena.
Há duas semanas, também em sessão ordinária, e por unanimidade, os parlamentares aprovaram Projeto de Lei de nº 4.496/2015, autoria de Junior Donadon, instituindo a Campanha de Valorização do Professor e Combate à Violência no Ambiente Escolar. Ambos projetos têm por objetivo primordial proteger os alunos e resgatar o respeito pelo professor. 


Foto Divulgação.
Autor: Assessoria