Câmara aprova relatório de Mariana Carvalho que garante mamografia gratuita para mulheres a partir dos 40 anos

Odair Araujo | sexta-feira, março 27, 2015 | 0 comentários

O relatório da deputada federal Mariana Carvalho (PSDB - RO) sobre a proposta que susta uma resolução do Ministério da Saúde,  limitando o financiamento da mamografia pelo SUS às mulheres entre 50 e 69 anos foi aprovado no plenário da Câmara dos Deputados nesta quarta-feira (25). 

Com o Projeto de Decreto Legislativo 1442/14 será retomada a obrigatoriedade, já prevista em lei, de o Sistema Único de Saúde (SUS) pagar mamografia para todas as mulheres a partir dos 40 anos, como exame de rotina. O texto também susta regras de custeio para ampliar o atendimento.

Na sua justificativa em garantir o beneficio, Mariana Carvalho, que é membro da Comissão de Seguridade Social e Família da Casa, argumentou que o câncer de mama é o segundo tipo mais frequente no mundo e é mais comum entre as mulheres.

“Com a prevenção, a doença pode ser diagnosticada precocemente além de salvar vidas, reduzindo os custos na rede pública de saúde”, destacou a tucana, salientando que o seu relatório acatou emenda da deputada Gorete Pereira (PR/CE) aprovado na Comissão de Seguridade Social.

Desde quando foi vereadora em Porto Velho, Mariana Carvalho que é médica, sempre priorizou a saúde preventiva, inclusive é uma defensora do fortalecimento do Programa Saúde da Família.

 “Essa medida é uma merecida conquista para as mulheres, principalmente de Rondônia, onde o câncer atinge um alarmante número de vítimas”, observou a parlamentar. 

Autora da proposta, a deputada Carmen Zanotto (PPS-SC) lembrou que a mamografia é um exame precioso para a saúde da mulher.

 “O projeto vai restabelecer a forma de pagamento das mamografias às mulheres brasileiras e vamos assegurar a mamografia a todas as mulheres a partir dos 40 anos”, comemorou a parlamentar sobre o avanço da proposição que agora segue para o Senado Federal.


João Albuquerque 

Category:

0 comentários

CADA PESSOA SE RESPONSABILIZA PELO QUE FALA.