Polícia Civil de Vilhena realiza Força-Tarefa em investigações de roubos na cidade e identificam menores infratores de alta periculosidade

 Como forma de atuação frente a crescente criminalidade em Vilhena, a Polícia Civil realiza, há mais de um mês, uma força-tarefa entre investigadores da Delegacia de Polícia Civil e da Delegacia Especializada em Atos Infracionais do município visando intensificar investigações em crimes de roubos havidos no município e, já num primeiro balanço das investigações concluídas na última semana, aponta para uma realidade já imaginada pela sociedade, retratando a grande participação de menores de idade em crimes graves ocorridos no município.
De crimes de roubo investigados, acabou-se desdobrando uma série de crimes contra a vida (homicídio e tentativa) praticados por menores de idade, sua grande maioria entre 16 e 17 anos, ocorridos entre o final do ano de 2014 e início de 2015, conforme abaixo se resume:
1-Roubo praticado em uma sorveteria na cidade, no dia 01 de fevereiro deste ano: Constam como reconhecidos e um deles confesso os maiores de idade Everson S. R. e Paulo S., os quais já haviam sido presos em flagrante em razão de outro roubo, praticado no final do mês de janeiro e foram apontados como autores de um segundo roubo.
2- Roubo praticado em um comércio de “espetinhos”, neste ano, em Vilhena, onde se descobriu a autoria, inclusive confessa, de um menor (17 anos),  atualmente apreendido em flagrante em razão de outro roubo, juntamente com Everson. S. R. e Marcelino G. M., maiores de idade já envolvidos em outros roubos e atualmente também presos.
3- Roubo praticado em um mercado, no dia 02 de fevereiro deste ano, sendo apontados como autores dois menores, sendo um deles confesso e o outro  cuja identidade ainda está em apuração.
4- Roubo a pessoa, ocorrido em 01 de fevereiro de 2015, onde, da mesma forma que os demais, as vítimas foram abordadas por três infratores, um deles armado, que subtraiu vários celulares das vítimas. Foi constatado ter sido praticado por dois menores de idade, os quais já foram identificados.
5- Furto na Escola Genival Nunes e em uma empresa, no dia 09/02/2015, onde foram subtraídos vários objetos, sendo apreendida uma menor, com vários produtos furtados, bem como considerável quantia em droga, a qual inclusive confessou que traficava. Após ser ouvida, como manda o Estatuto da Criança e do Adolescente, foi liberada aos seus responsáveis para responder em liberdade.
6- Homicídio ocorrido em 22 de novembro do ano passado, tendo como vítima Sidney da Rocha Bonifácio. Autor apontado como sendo o menor de 17 anos, motivação fútil, segundo apontam as investigações, ligada ao consumo de droga.
7- Tentativa de homicídio ocorrida em 22/11/2014, onde um menor infrator de 16 anos disparou tiros contra a vítima C.D.J. Infração penal tida como motivação o consumo de droga.

8- Duas tentativas de homicídio, uma no dia 10/10/2014 e outra em 11/11/2014, contra a vítima D.N.L de 27 anos. Na última vez, um dos tiros disparados acertou uma pessoa que passava pelo local, tendo esta a perna fraturada em razão dos disparos. Foram apontados e reconhecidos como autores um menor de 16 anos e um de 17 anos.
9- Roubo praticado em um mercado no bairro Alto Alegre, no dia 10 de novembro do ano passado, praticado por dois menores infratores armados, por volta das 20 horas. Ambos com 17 anos.
10-  Roubo praticado em uma mercearia, no dia 11 de novembro de 2014, no bairro Bela Vista, onde infratores também armados levaram cerca de R$50,00 reais em dinheiro.  Um dos autores era um menor de 17 anos.
11- Tentativa de Homicídio praticado contra a vítima D.S.S.P, o qual levou dois tiros na cabeça, no dia 22 de novembro de 2014. O autor, conforme apontam as investigações, trata-se de um menor de 17 anos.
12- Roubo em residência ocorrida na Av. Melvin Jhones, no dia 14 de janeiro deste ano, onde, um infrator, após render os proprietários, por volta das 2hs da madrugada, roubou dinheiro e aparelho celular. Indiciado e detido o maior de idade Everton O.F, o qual foi localizado por policiais civis de Vilhena e Ariquemes, na cidade de Cujubim-RO, ainda de posse de um aparelho celular roubado nesta cidade.
A Polícia Civil de Vilhena ressalta que, em que pese a fragilidade da legislação em nosso país no que pertine à punição de infratores, sobretudo em relação a menores de idade visivelmente dotados de alta periculosidade, vários outros crimes de roubo estão sendo alvos desta força-tarefa e, na medida em que as investigações sejam concluídas, serão enviadas para ao Judiciário, a fim de que os autores possam ser responsabilizados pelos seus crimes e, no caso dos atos infracionais praticados pelos vários adolescentes já identificados, para que estes sejam submetidos às punições previstas em nossa legislação.

Fonte: ASCOM/PC/RO