Mensagem de cancelamento da CNH após atraso na renovação é falsa

Desde o mês de dezembro de 2014, passou a circular nas redes sociais como Facebook e watsapp, além de e-mails, uma mensagem com um alerta aos motoristas habilitados para se atentarem para o prazo de vencimento da Carteira Nacional de Habilitação (CNH), pois supostamente teria sido mudado o procedimento para renovação.
Segundo a mensagem, após o vencimento da CNH, se o motorista não fizesse a renovação, a habilitação seria suspensa e teria de se fazer todo o procedimento para a retirada de uma nova habilitação, como por exemplo, o exame psicotécnico, o de legislação, e de rua. Além de que, se o motorista fosse parado em uma blitz, levaria uma multa de R$1, 2 mil.
De acordo com o chefe da Sessão de Habilitação da Circunscrição de Transito de Ji-Paraná (Ciretran), Geison dos Reis, a informação é falsa. Segundo ele, o procedimento continua sendo o mesmo. “Não houve nenhuma alteração no processo de se fazer a renovação da Carteira Nacional de Habilitação. As pessoas podem se dirigirem às Ciretrans ou aos Centros de Formação de Condutores cadastrados e fazerem o processo, que continua o mesmo e, a questão da multa também é falsa”, falou.
ATENÇÃO
Geison alerta à não divulgação de dados ou informações que não contenham base legal, para não causar dúvidas nas pessoas. ”Depois que essa falsa informação passou a circular por aí, quase todos os dias de três a cinco pessoas comparecem aqui, perguntando se é verdade. Então, a divulgação de uma informação como esta, só gera preocupação e dúvidas nas pessoas. Quando surgir informações similares a esta por aí, é importante que as pessoas se informem, antes de saírem repassando”, alertou.
Fonte: sgc