Rover eufórico, anuncia aprovação do curso de Medicina para Vilhena

No final da manhã desta sexta-feira, 05, o prefeito de Vilhena, Zé Rover, esteve na redação da Folha de Vilhena, para anunciar mais uma das conquistas da sua administração para o município, “a autorização do curso de Medicina”.
Rover muita contente, estava de posse da portaria nº 543, de 04 de setembro de 2014 do Diário Oficial da União, na qual, a Secretaria de Regulação e Supervisão da Educação Superior, do Ministério da Educação (MEC), autoriza que instituições de ensino superior implante o curso de Medicina da cidade.
Na portaria encontra-se a relação dos municípios em 11 Estados da Federação que foram contemplados com o curso de medicina, na qual, a cidade de Vilhena, é o único município da região norte do Brasil.
O Ministério da Educação e Ministério da Saúde, no mês de agosto, publicaram uma nota técnica emitindo o parecer da comissão avaliadora que veio in loco conhecer e avaliar o serviço de saúde em Vilhena, além de verificar se o município estava apto para receber o curso de medicina. O parecer foi favorável à instalação do curso de graduação, graças aos investimentos que o município tem realizado na saúde pública, que consomem quase 30% do orçamento municipal.
Rover explicou ainda que o primeiro passo foi cadastrar Vilhena no cenário nacional diante do MEC para receber o curso de medicina. Nessa guerra pela implantação do curso concorreram 49 municípios e Vilhena foi o único município selecionado na região Norte. O mandatário discorreu na sua entrevista que a cidade passou por três processos de avaliação, sendo o último a visita de três médicos do MEC. “Eles conheceram toda Rede de Atenção Básica de Saúde e Unidade Hospitalar do nosso município. Concluindo-se com a última etapa que foi a divulgação no Diário Oficial e posteriormente será o edital que definirá o nome da faculdade que se instalará em nosso município”, frisou o prefeito.
O prefeito também anunciou a habilitação do serviço de residência médica no Hospital Regional em Vilhena, e destacou ainda que foram dois anos de luta no Ministério da Educação e no Ministério da Saúde. “Quando assumi meu mandato de prefeito em 2009 adotei a bandeira da saúde. Junto com Vivaldo Carneiro, montamos uma equipe técnica e sempre estivemos todos empenhados em planejar e encaminhar os projetos  para o lugar certo na hora certa”, lembrou o Prefeito.
A área de instalação da faculdade foi definida entre a Avenida Jô Sato e a Linha 135, num espaço de 40 mil metros quadrados, devendo na mesma faculdade funcionar os curso de Odontologia, medicina veterinária e Engenharias.
Com mais esta conquista o Prefeito se diz realizado, porque os munícipes da Região Norte do Brasil, não terão que se deslocar a outros recantos do Brasil, para estudar e se graduar na mais procurada carreira dos jovens estudantes, “por isso sinto me realizado e aproveito mais uma vez, para, agradecer a Deus e a nossa ordeira população que sempre acreditou em nosso trabalho” concluiu Rover.
  
Texto: Osias Labajos
Foto: Folha de Vilhena