Narrador Luciano do Valle morre aos 70 anos durante voo para Minas Gerais

Odair Araujo | domingo, abril 20, 2014 | 0 comentários

A voz oficial da Indy — e de todos os esportes possíveis — no Brasil foi-se neste sábado (19). O jornalista e narrador Luciano do Valle morreu na tarde de hoje quando voava para Minas Gerais, onde faria no domingo a primeira transmissão do Campeonato Brasileiro de futebol de 2014 pela TV Bandeirantes entre Atlético-MG e Corinthians.


Ainda não se sabe oficialmente a causa do falecimento, mas as primeiras informações dão conta de que Luciano teve uma morte súbita no voo que ia para Uberlândia. O esclarecimento da causa será feito com a necrópsia. O jornalista tinha 70 anos.
Luciano foi o maior propagador dos esportes além do futebol no Brasil. Ainda nos anos 80, turbinou o boxe e fez de Adilson Maguila Rodrigues um fenômeno no país, a ponto de pô-lo para lutar contra Evander Holyfield e George Foreman. Foi o pioneiro na exibição dos esportes americanos, trazendo a Indy, a NBA e a NFL, além dos campeonatos europeus de futebol, como o Italiano e o Espanhol. E, sobretudo, transformou o vôlei brasileiro — muitas das vezes era chamado de 'Luciano do Vôlei'. Todas estas atrações eram exibidas no 'Show do Esporte', um programa que atravessava o domingo.

Na Indy, Luciano trouxe ao Brasil as narrações das vitórias dos brasileiros nas 500 Milhas de Indianápolis — Emerson Fittipaldi em 1989, Helio Castroneves em 2001, 2002 e 2009, e Tony Kanaan no ano passado. Do Valle completou no ano passado 50 anos de carreira como jornalista. 

Como narrador de F1, na época na TV Globo, Luciano foi o responsável por trazer o primeiro título de Nelson Piquet em 1981.Em entrevista à TV Bandeirantes, o repórter Fernando Fernandes contou que Luciano queixou-se de dores nas costas antes de entrar no avião. "Ele estava sentado na primeira ou segunda fileira e percebi que ele não estava legal. Um cardiologista percebeu também e se ofereceu para prestar o primeiro atendimento. Ele estava branco e transpirando muito. Quando descemos do avião, ele teve dificuldades para se deslocar e não estava se sentindo bem. O doutor já havia solicitado uma ambulância, que chegou e veio até a pista. Durante o trajeto, acho que ele teve um problema cardíaco, e a situação estava piorando a cada momento. Chegou no hospital e veio até a UTI e começaram a tentar reanimá-lo", explicou.

Ainda de acordo com o repórter, Luciano deu entrada no hospital Santa Genoveva por volta de 15h15 e teve sua morte declarada uma hora depois.

Nos últimos tempos, Luciano já vinha apresentando problemas de saúde, às vezes notáveis durante as transmissões. Teve um acidente vascular cerebral há dois anos e ficou afastado de seu trabalho na Bandeirantes. Do Valle se preparava para a Copa do Mundo, que começa daqui menos de dois meses.
 
Comando Rondônia

Category:

0 comentários

CADA PESSOA SE RESPONSABILIZA PELO QUE FALA.