Eclipse solar poderá ser visto no Norte e Nordeste neste domingo.

Odair Araujo | sábado, novembro 02, 2013 | 0 comentários

Eclipse solar parcial visto da Índia (Foto: PAL PILLAI / AFP)



Eclipse solar parcial visto da Índia (Foto: PAL PILLAI / AFP)



No extremo Norte, a cobertura será de 30% do Sol.Será o último eclipse deste no.



Neste domingo (3) ocorrerá o último eclipse de 2013. Será um eclipse solar híbrido, fenômeno raro que tem diferentes “formas”, dependendo do ponto de observação na Terra. No Norte e Nordeste do Brasil, será possível ver um eclipse parcial.
No extremo Norte, como no Amapá e no Rio Grande do Norte, a cobertura será de 30%. Em outros pontos desta região e da região Nordeste será de 20% ou de 10%. O horário de observação do máximo do eclipse no Brasil depende da posição em que estiver o observador, podendo variar entre 9h10 e 10h do horário de Brasília (veja um mapa com os horários).
Em outras regiões do planeta, observadores poderão ver eclipse total, com o Sol completamente coberto pela Lua, ou eclipse anular, em que o Sol é coberto pela Lua, mas seu contorno continua descoberto.
Segundo o astrônomo Cássio Barbosa, “com eclipse ou sem eclipse, nunca se deve olhar diretamente para o Sol, mesmo com radiografias ou vidros enfumaçados. Pode-se usar vidros de soldador, ou uma técnica bacana usando uma fresta de luz. Faça um furinho em uma folha de papel e você poderá ver a imagem do Sol eclipsado projetada no chão”.
G1


Category:

0 comentários

CADA PESSOA SE RESPONSABILIZA PELO QUE FALA.