Unidos, Associação Comercial e Sicoob comemoram seus respectivos aniversários

A ACIV, Associação Comercial e Empresarial de Vilhena, e o Sistema de Cooperativas de Crédito do Brasil, SICOOB, comemoraram aniversário em parceria neste domingo, 20 de outubro. O evento aconteceu no salão de eventos da ACIV e contou com a presença de mais de 900 pessoas, entre as quais, representantes do empresariado vilhenense e cooperados do SICOOB.


Agradecemos a todos que estiveram prestigiando o evento e aqueles que nos ajudaram para que essa iniciativa pudesse dar certo. O apoio veio de diversas partes, entre elas, do SENAC, que enviou sua equipe do curso culinária para ser responsável por tudo que foi produzido na cozinha durante o evento, sob o comando de Thiago Dal Cortivo.
Com o tema “Juntos somos mais fortes”, a ACIV, com 32 anos, e SICOOB, com 14 anos, seguem unidos desde a implantação do segundo em Vilhena.
Dando início ao evento, o Sr. Ivan Capra, presidente do Sicoob Norte, discursou sobre a atuação do Sistema de Cooperativas de Crédito do Brasil, em Vilhena. Em seguida o Sr. Josemário Secco, presidente da Aciv, falou sobre como é estar na presidência de uma associação que é destaque e referência para a sociedade com uma breve retrospectiva dos 32 anos ressaltando a importância da parceria Aciv e SICOOB, vindo, ao final, lançar a campanha “Fale Bem de Vilhena”. Enfim, ambos ressaltaram a força do associativismo e agradeceram aos colaboradores com ênfase ao objetivo comum: que a união entre as instituições resulte em força e melhoria das atividades empresariais no Município de Vilhena.

Sobre a ACIV

Pensando no desenvolvimento econômico de Vilhena, com então um pouco mais de 12 mil habitantes, e na fomentação do comércio local, um grupo de empresários cria, no dia 28 de Outubro 1981, uma Associação Comercial que viesse a entender as necessidades da classe empresarial.
Desde sua criação, inúmeros desafios foram superados, resultando em conquistas que se deram pelo comprometimento da população, empresários e poderes públicos. Dentre as principais realizações ao longo desses 32 anos, podemos ressaltar o sucesso das promoções que distribuem prêmios aos consumidores do comércio local, estimulando as vendas e fortalecendo a economia.
No anos de 2006, recebeu o prêmio de “Associação Referência da Região Norte”. Em 2007, foi declarada “Associação Referência Norte e Centro-Oeste”; ambos conferidos à ACIV pela CACB (Confederação das Associações Comerciais do Brasil). Mais recentemente, a Prefeitura de Vilhena deu a ACIV o título de utilidade pública, que foi referendado pela Câmara de Vereadores em abril de 2010. Títulos estes que comprovam o trabalho da ACIV em prol do empresariado e da comunidade local.
Hoje a ACIV apresenta uma moderna estrutura que oferece aos associados auditórios; clube social; DVDteca; campo de futebol; convênios com a UNIMED e profissionais liberais; além dos serviços de proteção ao crédito, conhecidos como SCPC e Serasa. Disponibiliza também o cartão Sim Card e o Sim Alimentação, como um meio de facilitar a compra e venda em empresas associadas. Com mais de 600 contribuintes, é uma referência entre as Associações Comerciais de Rondônia.




Sobre o SICOOB

O Sistema de Cooperativas de Crédito do Brasil (Sicoob), nasceu de um sonho: fazer do Brasil um país mais justo e democrático. Por isso, nas cooperativas Sicoob, os associados, além de usuários dos produtos e serviços financeiros, também são os donos do negócio, com direitos e deveres a cumprir.

As cooperativas de crédito do Sicoob são instituições financeiras sólidas e seguras, regulamentadas pelo Banco Central do Brasil e integram um Sistema forte e solidário, do qual também fazem parte: a Confederação Nacional das Cooperativas do Sicoob Ltda. (Sicoob Confederação) que tem a finalidade de defender os interesses das cooperativas representadas, ofertar serviços, promover a padronização, supervisão e integração operacional, financeira, normativa e tecnológica; o Banco Cooperativo do Brasil S.A. (Bancoob) especializado no atendimento às cooperativas de crédito e cujo controle acionário pertence às cooperativas do Sicoob; a Bancoob DTVM, distribuidora de títulos e valores; o Sicoob Previ, fundação que oferece plano de previdência complementar; a Cabal Brasil, bandeira e processadora de cartões e a Ponta Administradora de Consórcios. Conta ainda com o Fundo Garantidor do Sicoob (FGS), que confere credibilidade ao Sistema e garante a proteção dos recursos de seus mais de 2 milhões de associados.

O Sicoob oferece todos os produtos e serviços bancários, só que de um jeito bem diferente: ele compartilha os resultados com os associados e aplica os recursos captados nas próprias comunidades, o que movimenta o comércio e a produção, além de criar novas oportunidades de emprego e renda.





Assessoria de Comunicação - ACIV