Ministério Público lança em novembro campanha contra violência em escolas da capital e interior


O Ministério Público de Rondônia, por meio do Centro de Apoio Operacional da Educação (CAOP Educação), vai realizar o lançamento estadual da Campanha Conte até 10, idealizada pelo Conselho Nacional do Ministério Público (CNMP), no dia 5 de novembro, nas escolas estaduais de ensino médio na capital e no interior. No dia do lançamento, haverá atividades em frente ao edifício-sede da Instituição, em Porto Velho, e palestras no auditório. Também haverá atividades no interior do Estado.
A campanha “Conte até 10″ visa sensibilizar a sociedade com o objetivo de evitar os homicídios cometidos por impulso, que ocorrem em situações como brigas em bares, discussões no trânsito ou entre vizinhos. O alvo são os crimes que acontecem em função da banalização da violência, da falta de tolerância, da ação impensada no momento da raiva. Daí a proposta de contar até dez e manter o controle.

A ação é uma iniciativa do Conselho Nacional do Ministério Público em parceria com a Estratégia Nacional de Justiça e Segurança Pública (Enasp), integrada pelo CNMP, Conselho Nacional de Justiça (CNJ) e o Ministério da Justiça. Instituída em fevereiro de 2010, a Enasp promove a articulação dos órgãos responsáveis pela segurança no país e coordena as ações de combate à violência.

Fonte: MP/RO