SECRETARIA DE SAÚDE DIVULGA NÚMEROS DE ATENDIMENTO REALIZADOS PELO HOSPITAL DO CÂNCER



As Unidades móveis realizam o rastreamento do câncer de mama, colo de útero, próstata e câncer de pele através de exames preventivos na população.
                                                                                                       Esse é o oitavo ano consecutivo que o município de Vilhena em parceria com o Hospital do Câncer de Barretos realiza atendimentos relacionados a Campanha de prevenção do Câncer 2013. Esse ano Vilhena foi o primeiro município do Estado de Rondônia a inaugurar a nova carreta do HC.

A equipe do Hospital do Câncer que esteve em Vilhena é composta por um motorista, médico clínico ontológico, enfermeiro, técnico em radiologia, técnico em enfermagem. Além da equipe do Hospital de Barretos, a Secretaria Municipal de Saúde-Semus, reforçou os atendimentos disponibilizando um enfermeiro (coordenador), atendentes que auxiliaram os pacientes quanto ao atendimento, triagem, cadastro, agendamento de consultas, coleta de sangue e serviço de alimentação a pacientes.

Os agendamentos foram de 9 a 13 de setembro no auditório municipal e os atendimentos de 16 a 19 de setembro na Unidade Móvel de prevenção do HC.

Procedimentos realizados em Vilhena


Apenas duas cidades (Vilhena e Pimenta Bueno) foram contempladas com os procedimentos de preventivo de pele, preventivo de próstata, colo de útero, preventivo de mama, realizados na nova Unidade Móvel do Hospital de Câncer de Barretos.

Segundo a Semus essa foi a primeira vez que exames de mamografia pela Unidade Móvel do HC. Ao todo foram registrados 629 procedimentos realizados, sendo distribuídos da seguinte maneira, 159 preventivos de pele, 180 exames de próstata, 187 preventivos de colo do útero, 79 preventivos da mama e 24 cirurgias de pele.  A Secretaria de Saúde divulgou que entre procedimentos, informações, cadastros, triagem, agendamento de consultas e os atendimentos agendados, estima-se que aproximadamente 2.500 pessoas foram atendidas no período de 9 a 19 de setembro.

“Essa parceria entre HC e Secretaria Municipal de Saúde em Vilhena tem proporcionado oportunidades de oferecer exames de alta qualidade a população. Por exemplo, um exame de mamografia na rede particular custa em média R$ 300 reais. É uma economia tanto para o município quanto para o paciente, esse apoio da Unidade Móvel de Barretos é de extrema importância. Parabenizo a equipe da Saúde de Vilhena que deu todo o apoio logístico para os profissionais do HC”, destacou o prefeito Zé Rover.

Serviços da Unidade Móvel de Barretos

As Unidades móveis realizam o rastreamento do câncer de mama, colo de útero, próstata e câncer de pele através de exames preventivos na população. No caso do câncer de pele, além dos exames, os pacientes podem ser tratados na própria unidade móvel, equipada com um centro cirúrgico completo para a realização de cirurgias ambulatoriais.

Para atuar de maneira eficiente e especializada, as unidades móveis de prevenção realizam diferentes tipos de exames e vão a diferentes localidades do país. Algumas unidades realizam exames preventivos de câncer de mama e colo uterino (Unidades I, II, IV, V e VI) e outras efetivam exames preventivos de pele, próstata e colo uterino. (Unidade III).




Em 2010, através de todas as unidades de prevenção, o Hospital de Câncer de Barretos realizou 85.431 tratamentos, todos 100% SUS na população alvo de 7 estados brasileiros (São Paulo, Minas Gerais, Mato Grosso do Sul, Mato Grosso, Goiânia, Rondônia e Bahia).






Fonte: Assessoria 
Autor da Matéria: http://www.ondasulfm.com/
 França Silva