Prefeito anuncia Unidade de Pronto Atendimento em Vilhena.




O Prefeito Zé Rover ontem, segunda-feira, 02, após uma semana em Brasília em busca de novos recursos, anunciou que o município que Vilhena terá em breve uma Unidade de Pronto Atendimento (UPA) porte 3 no setor 06, a primeira a ser construída no Cone Sul do Estado.



O Prefeito Rover e o secretário de Saúde, Vivaldo Carneiro, estiveram na semana passada em Brasília com o objetivo de agilizar os tramites para começar a licitação da primeira parte do projeto para construção da UPA. De acordo com secretario Vivaldo Carneiro os recursos serão oriundos do Ministério da Saúde, o valor da obra será em torno de três milhões.


“No nosso governo priorizamos uma saúde melhor e com qualidade, e hoje avançamos mais uma etapa com a liberação do recurso para a construção da UPA”, destaca Rover.


Como funciona a UPA


A Unidade de Pronto Atendimento- UPA funciona 24h por dia e sete dias da semana e podem resolver grande parte de urgência e emergência, como pressão e febre alta, fraturas, cortes, infarto e derrame. Segundo o Secretário de Saúde, a intenção, é que com a UPA funcionando, o fluxo no pronto socorro do Hospital Regional Admastor Teixeira diminua consideravelmente. “Nos locais que contém a UPA, 97% dos casos são solucionados na própria unidade. Dentro da UPA os casos são analisados e verificados se existe a necessidade de encaminhar o paciente a um hospital ou mantê-lo em observação por 24 horas.


As UPAs fazem parte da Política Nacional de Urgência e Emergência, lançada pelo Ministério da Saúde em 2003, que estrutura e organiza a rede de urgência e emergência no país, com o objetivo de integrar a atenção às urgências.


Investimentos na saúde


Vivaldo ainda destacou que durante toda gestão do prefeito Rover diversos investimentos foram e estão em andamento para melhorar o atendimento pensando na humanização e acolhimento em todos os setores da saúde do município. “A reforma e ampliação do Hospital Regional entra na sua terceira fase, onde uma verdadeira revolução está sendo feita na saúde pública. Com foco na humanização e no acolhimento, o Hospital Regional de Vilhena que desde o ano passado passa por uma reestruturação na parte física”, destacou o secretário.


Nos próximos meses, a Prefeitura entregará diversas obras relacionadas á saúde, com o término das obras de Ampliação e Reforma de todas as Unidades Básicas de Saúde-UBS, além da construção de uma nova UBS no setor 19, a entrega do Hospital Infantil e Maternidade.


O prefeito ainda anunciou que na próxima segunda-feira, 9 de setembro, haverá a inauguração do Alojamento Conjunto da Maternidade (Ala Rosa) que foi totalmente reestruturado para receber as novas mamães.


Semcom