Crianças e adolescentes soltam pipas nas ruas de Vilhena e vivem em constante perigo.


Com a chegada das férias é sem dúvida o período em que as pipas passeiam livremente no céu. Além de proporcionar a diversão, o ato de empinar pipas pode ser perigoso quando não são tomados os cuidados necessários que vão desde a escolha do local para empiná-las, evitando graves conseqüências caso a brincadeira seja praticada próximo à rede elétrica e em ruas de grande movimentação.

 Nossa equipe de reportagem passou por vários locais onde os jovens empinam pipas mesmo sabendo que é perigoso. Não é difícil encontrar crianças e adolescentes tentando soltar pipa em um espaço curto e em ruas centrais de grande movimentação de Vilhena, como por exemplo os bairros mais periféricos da cidade que fica a maior concentração de praticantes. Ruas localizadas ao redor de escolas também são escolhidas para soltar pipas, o que é um perigo em razão do grande número de postes que existe interligados por linhas e as chamadas rabiólas fazendo com que muitas vezes, as linhas das pipas se rompam provocando uma correria de quem está brincando que correm para o meio das ruas na tentativa de recuperá-las sem olhar o trânsito., o que é um perigo.




RECOMENDAÇÕES DE SEGURANÇA.

O uso do cerol (mistura cortante feita com cola, vidro e as vezes de materiais condutores de energia) é um dos principais causadores dos desligamentos, pois geralmente causam o rompimento dos cabos de energia quando entram em contato com a rede elétrica. Além disso, muitos curtos circuitos são provocados pela tentativa de retirada de papagaios presos aos cabos.

Para soltar pipa com segurança, pais de crianças e adolescentes devem conversar com os filhos sobre medidas de segurança na hora da brincadeira. Seguem algumas dicas que precisam ser observadas:
- Solte pipas longe dos fios, procure espaços abertos para evitar o risco de contato com a rede elétrica e acidentes mais graves.
- Não suba em paredes de casas ou lajes. Não é seguro e qualquer distração pode resultar em choques – caso a pipa se prenda na rede elétrica – e quedas.
- Não solte a pipa em ruas ou de grande movimentação de veículos.
- Caso a pipa fique presa, não tente recuperá-la. Não suba em telhados, postes ou torres de transmissão. Jamais tente removê-la utilizando canos, vergalhões e bambus. Objetos de metal, como ferro, alumínio e cobre, ou qualquer tipo de material molhado, provocam choques violentos quando em contato com os fios da rede elétrica.
- Aos primeiros sinais de tempestade, interrompa a brincadeira. Recolha a pipa que, nesta situação, funciona como pára-raios, conduzindo energia.
- Aprenda a fazer e soltar pipas sem “rabiola”, como as do tipo arraia.


TEXTO E FOTOS: ARAUJO ODAIR.
FONTE ORIENTAÇÃO: ELETROBRAS.