VEREADOR CÉLIO BATISTA E SUA HIBERNAÇÃO:

Depois de uma hibernação vereador Célio Batista deixa de apenas puxar o saco do prefeito e coloca em ação o que foi e é pago para fazer projetos que favoreçam a população. Será?

VEJA O QUE SUA ACESSORIA DIVULGO NA MÍDIA LOCAL.




Tramita na Câmara de Vereadores de Vilhena, o projeto de lei de autoria do vereador Célio Batista (PP) que cria a Semana de Combate e Conscientização às Doenças do Homem.


De acordo com o vereador, o projeto tem como objetivo combater as doenças mórbidas masculinas existentes e conscientizar os homens diante da resistência que muitos ainda têm em não fazer exames preventivos por preconceito ou por falta de informação sobre o assunto. “Geralmente, nós homens não temos o hábito de fazer exames e nem de procurar médicos para consultas periódicas. Ocorre que tem aumentado o número de casos fatais por determinados tipos de doença e agravo da mesma, justamente pela própria falta de atenção à sua saúde”, comentou.

Na avaliação do vereador, a saúde do homem é um tema em que eles mesmos se intimidam quando se trata de doenças como Câncer da Mama, Câncer do Pênis, Câncer da Prótata, por exemplo. “O combate e a conscientização envolvem todas essas doenças”, ressaltou Célio Batista.

A proposta é fazer com que essa medida se torne preventiva no município de Vilhena e que envolva os órgãos competentes. “Eu acredito que minha propositura terá apreciação positiva dos nobres colegas para aprovação do presente Projeto de Lei”, concluiu o vereador.

DOENÇA MÓRBIDAS MASCULINAS

Câncer de Mama - Pouca gente sabe, mas os homens também desenvolvem o tumor de mama como as mulheres. Embora a incidência da doença ainda seja considerada baixa – equivalente a 1% dos cânceres malignos – seu aumento é gradativo. Os índices de cura estão diretamente relacionados ao diagnóstico, ou seja, as chances de cura crescem à medida que o tumor é descoberto precocemente. Geralmente, este tipo de câncer acomete o homem de idade mais avançada, sendo mais frequente na faixa etária de 50 e 60 anos de idade. 

Diferentemente do que acontece com a mulher, que já possui o hábito de realizar o autoexame, o homem, por desconhecimento deste tipo de doença, não se previne e não realiza este tipo de “acompanhamento”, o que dificulta o diagnóstico, prejudicando consequentemente o tratamento e a cura do tumor. 

Câncer de Pênis - Há casos existentes em Vilhena. Existe na extremidade do pênis uma região mais volumosa chamada glande (“cabeça”), que é coberta por uma pele fina e elástica, denominada prepúcio. O câncer que atinge o pênis está muito ligado às condições de higiene íntima do indivíduo, sendo o estreitamento do prepúcio (fimose) um fator predisponente. 

Câncer de Próstata - O Câncer de Próstata (CP) é o tumor mais comum em homens com mais de 50 anos. Com os progressos da Medicina e de outras áreas que interferem com a saúde, espera-se para as próximas décadas uma população cada vez maior de homens atingindo faixas etárias bem superiores àquela. Conclui-se, portanto, que mais casos de Câncer de Próstata serão diagnosticados. Atualmente, existem no país diversas campanhas de detecção precoce dessa neoplasia (câncer). O Câncer de Próstata pode estar confinado à próstata na forma de um pequeno nódulo, como também restrito a ela, porém envolvendo toda a glândula. O Câncer de Próstata, além de localizado, pode comprometer os limites desse órgão e invadir outros órgãos adjacentes, como as vesículas seminais ou a bexiga. Linfonodos obturadores e ilíacos são, geralmente, o primeiro estágio das metástases para depois ocorrerem metástases ósseas.

Para descrever a extensão do tumor (estadiamento) existem várias classificações (classificação de Whitmore, TNM). Além do fato extensão tumoral, é importante saber que o CP apresenta uma diversificação de células, mais ou menos malignas, que também sofrem um processo de classificação (Classificação de Gleason). Baseado no estadiamento do tumor e de sua classificação de Gleason é que se escolhe o tipo de tratamento.

Aumento da Osteoporose masculina - A osteoporose não é uma doença que incomoda só as mulheres. O impacto negativo do estilo de vida moderno, que afastou o homem das atividades físicas, tornando-o sedentário, tem provocado o aumento dos casos de osteoporose e osteopenia também no sexo masculino.

A doença caracteriza-se por grave diminuição da massa óssea, tornando os ossos porosos como uma esponja. Esta fragilidade óssea aumenta drasticamente o risco de fraturas por quedas e traumas mínimos. Os locais mais atingidos são a coluna, os quadris, o colo do fêmur e os punhos, podendo resultar em complicações que podem comprometer a qualidade de vida e até levar a óbito. A osteoporose progride silenciosamente e é considerado um importante problema de saúde pública, afetando milhões de brasileiros. Estudos epidemiológicos mundiais estimam que um em cada cinco homens, acima de 50 anos, terá uma fratura em decorrência da doença ao longo da vida. Enquanto entre as mulheres a doença tem origem hormonal, surgindo no período da menopausa, entre os homens a osteoporose aparece com o processo de envelhecimento e é potencializada pelo tabagismo, alcoolismo, inatividade física, baixa ingestão de cálcio e histórico familiar.

AUTOR : ASSESSORIA