Rondônia é referência nacional em atendimento médico domiciliar

Após ficar 15 dias internada no Pronto Socorro João Paulo II, em Porto Velho, com suspeita de pneumonia, sendo diagnosticada em seguida como tuberculose, a aposentada Ana Gomes Pego, 70 anos, que também tem diabetes e hipertensão, desde o último dia 2 está sendo beneficiada pelo Serviço de Assistência Multidisciplinar Domiciliar (Samd), uma extensão do Pronto Socorro João Paulo II de Porto Velho, implantado no mês de maio pelo Governo da Cooperação, através da Secretaria de Estado da Saúde (Sesau). Nesta quarta-feira (24), com a proposta de avaliar o programa, que hoje beneficia outros 79 pacientes, o governador Confúcio Moura foi até a residência de Ana Gomes, no bairro São Francisco.

“O atendimento é excelente, muito gratificante. A equipe tem amor ao serviço”, disse Ana Gomes, que até então não sabia que estava recebendo em seu quarto o próprio governador.

Após Confúcio Moura se identificar, ela reagiu com surpresa dizendo estar muito feliz em conhecer o governador.

Natural de Minas Gerais, Ana Gomes residiu em Vilhena de 1976 até o início de 2013, quando decidiu vir morar na Capital, onde moram dois dos seus quatro filhos, um deles o vendedor Isaque de Oliveira Pego, que destacou a importância do Samd pelo fato de possibilitar o tratamento junto à família, quando no hospital só é permitido um acompanhante e há limitações para visitantes. Segundo ele, diariamente sua mãe recebe a visita de um técnico de enfermagem, que integra a equipe do Samd, formada por médicos, enfermeiros, fisioterapeutas, nutricionista, psicólogo, assistente social e farmacêutico; e paralelamente, três vezes por semana, realiza o tratamento contra a tuberculose no Centro de Especialidades Médicas (CEM).
“Sem dúvidas esse serviço é muito importante, pois nos garante comodidade e a oportunidade de acompanhar nosso parente durante o tratamento sem permanecer no hospital, que geralmente gera transtornos devido à superlotação”, disse Isaque.
A iniciativa de implantar o serviço partiu do governador Confúcio Moura, seguindo o modelo de Sobradinho, no Distrito Federal, com vistas a garantir comodidade aos pacientes ao mesmo tempo em que desafoga as unidades de urgência e emergência. Atualmente, segundo o coordenador Leonardo Moreira Pinto, em função da estrutura, a equipe de Rondônia é referência nacional como extensão hospitalar, o que foi atestado pela equipe do Programa Melhor em Casa, do Ministério da Saúde, em recente visita ao Estado.
Leonardo Moreira ressaltou que a meta inicial do Samd era garantir a continuidade do atendimento a 40 pessoas, mas com os resultados obtidos a meta agora é atingir os 100 pacientes, que terão o período de internação reduzido, muitas vezes incômodo para eles e acompanhante, além de garantir mais leitos para outros que necessitam da intervenção médica mais intensiva.



Mais famílias atestam as vantagens



Depois de ter visitado a paciente Ana Gomes, o governador Confúcio Moura foi até o bairro Marcos Freire, na rua Cabedelo, para acompanhar o atendimento médico de Francisco Etelvino de Matos, 70 anos, e que teve um Acidente Vascular Cerebral (AVC) no inicio do mês de julho e vem recebendo o atendimento médico em casa a partir do Serviço Assistência Multidisciplinar Domiciliar (Samd). O paciente mora nos fundos da casa de uma das filhas, Rosileide Rodrigues, 44 anos, professora e que nos últimos meses tem se dedicado a cuidar do pai.

Fonte: Decom