Marcha para Jesus leva 1 milhão de pessoas às ruas de Manaus, diz PM



Policiais não registraram nenhuma ocorrência até as 19h.
Cerca de 200 mil pessoas não conseguiram entrar no Sambódromo.

Mônica Dias  / G1 AM





Marcha para Jesus 2013, em Manaus (Foto: Mônica Dias/G1 AM)

A 20ª edição da Marcha para Jesus reuniu cerca de 1 milhão de pessoas em Manaus neste sábado (1º), segundo balanço da organização do evento e da Polícia Militar. Segundo a PM, até as 19h não havia registro de ocorrências. Veja a galeria de imagens do evento.

A concentração começou a partir das 13h, na Rua Japurá, área central da capital. Em seguida, a multidão passou pela Rua Joaquim Nabuco, Avenidas Djalma Batista e Pedro Teixeira até chegar ao Sambódromo, na Zona Centro-Oeste.

Segundo o Instituto Municipal de Engenharia e Fiscalização do Trânsito (Manaustrans), a marcha chegou ao Sambódromo por volta das 19h20. Ao longo do percurso, 281 policiais militares, 150 agentes de trânsito e 14 bombeiros estavam em pontos estratégicos a pé, com motos e viaturas, fazendo a segurança e auxiliando o trânsito. No Centro de Convenções, as atrações iniciaram às 17h e têm previsão de acabar às 22h.

Segundo o comandante da 12ª Companhia Interativa Comunitária (Cicom), major Allayn Neves, que estava coordenando a ação policial, o Sambódromo consegue comportar apenas 800 mil pessoas, o restante participou apenas da marcha.

Nesta edição, nove trios elétricos foram utilizados para apresentações musicais de todos os estilos, entre eles funk, hip hop, axé e pagode. No ano passado, cerca de 800 mil pessoas participaram do evento, quando também foi gravado o DVD do grupo 'Diante do Trono'. Neste ano, a organização da marcha esperava um público de mais de 500 mil pessoas para receber o cantor gospel Kleber Lucas.
Famílias participaram do evento (Foto: Mônica Dias/G1 AM)

Trânsito
Por conta da grande quantidade de pessoas esperadas para o evento, o Manaustrans interditou algumas vias da região durante o percurso. As vias Japurá, Joaquim Nabuco, Silva Ramos, Djalma Batista (Centro/Bairro), Pedro Teixeira até o Sambódromo foram interditadas de acordo com o deslocamento dos participantes.

De acordo com a assessoria do órgão, as vias interditadas resultaram em tráfego lento e trânsito nas vias Djalma Batista, Constantino Nery, Boulevard Alvaro Maia, João Valério, Teomário Pinto, Darcy Vargas e Mário Ypiranga. Nenhum acidente foi registrado durante o evento.
Algumas vias de Manaus foram interditadas para o evento (Foto: Mônica Dias/G1 AM)

Fé e diversão
A multidão de fiéis, formada por pessoas de todas as idades, caminhou alegremente até o Sambódromo sem perder o pique. Para o auxiliar administrativo Tarcisio Soares, de 35 anos, o momento foi de reunir a família e celebrar a religião. "É a primeira vez que venho e estou maravilhado. Trouxe meus quatro filhos e minha esposa para celebrar comigo esta experiência única e pedir para Deus abençoar a todos nós", disse ao G1.

Já para as amigas Mariele Arruda, de 16 anos, e Manuela Monteiro, de 18, a marcha foi uma oportunidade de se divertir com os amigos de forma saudável. "Eu estou aqui para me divertir com meus amigos. É uma forma sadia de me divertir a adorar a Deus ao mesmo tempo", disse Mariele.