Governo da Cooperação leva 10 quilômetros de asfalto para dois municípios do Cone Sul

No dia 30 de maio, em Corumbiara, pela manhã, no auditório da prefeitura, várias autoridades se pronunciaram, dentre as quais o deputado estadual Luizinho Goebel que disse, “o governador Confúcio tem muita coerência, pois estes municípios estão longe da capital e têm um contingente eleitoral muito pequeno, mesmo assim compareceu e trouxe enormes benefícios para cá. Isto é prova de que o governador cuida de todas as pessoas de Rondônia”. 

Em seguida, Lúcio Mosquini, enfatizou que recebeu ordem do governador de entregar asfalto urbano em todos os 52 municípios, independentemente de os prefeitos estarem alinhados ou não com as ações do governo. Disse que, “o dinheiro alocado é do governo do Estado e que a contrapartida dos municípios são as ruas”. Explicou ainda que as obras preveem o uso de asfalto usinado de alta tecnologia, além de meios-fios e sarjetas.

Confúcio Moura, em seu pronunciamento, começou dizendo que “fomos eleitos pelo voto, portanto, viemos aqui para trabalhar e nossa obrigação é a de promover a melhoria das condições de vida do nosso povo”. Em seguida reconheceu o apoio da assembleia legislativa e da bancada federal que não medem esforços ao produzirem emendas parlamentares que visem direcionar recursos, para os projetos de interesse da população.



O governador disse ainda que, “lançamos um programa de recuperação de todas as estradas vicinais, linhas, em todo o Estado. Demos o nome de Mão Amiga, pois estaremos dando uma ‘mãozinha’ aos prefeitos com patrulhas mecanizadas”. Citou a necessidade de os produtores rurais se cadastrarem no CAR (Cadastro Ambiental Rural) a fim de terem suas terras legalizadas e até mesmo para conseguirem empréstimos junto aos bancos. Falou também da visita da presidente Dilma Rousseff a Rondônia, na cidade de Vilhena, no mês de novembro, a fim de entregar cinco mil títulos de propriedade rural aos moradores da região sul do Estado.

Continuando, lembrou aos presentes da vocação agrícola do município e sugeriu a criação de peixes, o plantio de inhame, de café irrigado e recordou que o município já foi um grande produtor de urucum, propondo a retomada da sua produção em larga escala, tornando Corumbiara “A capital rondoniense do urucum”.

No encerramento da visita, o governador se comprometeu fornecer calcário produzido na nova fábrica em Pimenta Bueno, a um preço bem baixo e, lembrando o projeto Mão Amiga. “Com as obras de recuperação vamos aproveitar e, enfim, aplainar o ‘bendito’ morro do Sucuri”.

Em Pimenteiras do Oeste, à tarde, o governador e o prefeito João Miranda, assinaram no plenário da câmara de vereadores, termo igual, onde 5 quilômetros de ruas e avenidas serão asfaltadas, tornando Pimenteiras, a segunda cidade de Rondônia com 100% de pavimentação urbana.



Com pouco mais de 2.550 habitantes e um território maior que alguns países, é a menor cidade de Rondônia. Porém com diversos conflitos de interesse que precisam ser conciliados, a exemplo das questões ambientais, pois está “espremida” entre o Santuário Ecológico do Guaporé e o Parque Estadual de Corumbiara e a disputa entre o turismo e a Associação dos Pescadores Artesanais de Pimenteiras D’Oeste e Cabixi, Colônia Z-3, dentre muitos outros, completou o governador.

Dentre as várias emendas parlamentares já aprovadas, foi apresentada pelo deputado federal Natan Donadon e o governador Confúcio, uma que visa o incremento e o aumento da visibilidade do Festival de Praia de Pimenteiras do Oeste, que acontece no mês de 4 a 7 de setembro, sendo já uma tradição de 24 anos e que traz mais de 30.000 participantes a cada ano.

Finalizando, Confúcio disse que “aqui não sabemos o que é crise”, referindo-se aos problemas enfrentados por outros estados brasileiros e mesmo muitos países mundo afora. Reforçou a pujança do Governo da Cooperação e afirmou: “Garanto que o que prometemos será cumprido e conto com a colaboração e participação de todos na construção dessa Nova Rondônia, que nos acolheu e como um coração de mãe”.




Texto: Marco Aurélio Anconi
Fotos: Daiane Mendonça
Fonte: Decom