Funcionários da Casa do Ancião acusados de ficar com dinheiro de idosos.


Assistente social, técnica de enfermagem e até a então diretora do órgão foram denunciados pelo MP à Justiça por terem metido a mão no dinheiro dos idosos, um deles com 80 anos.


Da reportagem do Tudorondonia



Porto Velho, Rondônia - O Ministério Público de Rondônia denunciou na 2a Vara Criminal de Porto Velho os servidores públicos estaduais Mário Carneiro de Oliveira, assistente social; Patrícia Aparecida Mageski, técnica em enfermagem; e Daniela Pereira Braga, então diretora da Casa do Ancião, em Porto Velho, acusando-os de vários delitos contra os idosos ali abrigados. 
Mário e Patrícia, que vivem juntos, são acusados de subtraírem, mensalmente, no período de dezembro de 2010 a maio de 2011, os rendimentos do idoso Elmer Egon Shimidttke, então com oitenta anos de idade.
Segundo o apurado, para ocultar a apropriação dos rendimentos da vítima, Mario e Patrícia, de forma irregular e fraudulenta, retiraram o idoso da Casa do Ancião, onde não havia custos  para ele, levando-o para o Lar Espírita da Terceira Idade André Luiz (LEAL), instituição privada, com custo para o ancião.
"Na Casa de Abrigamento LEAL, apresentando-se como assistente social da Casa do Ancião, na tentativa de encobrir as apropriações dos rendimentos da vítima, Mário disse que os documentos do idoso Elmer estavam em posse deuma neta deste, do interior, a qual, inclusive, segundo denunciado, era a pessoa responsável pelo recebimento dos rendimentos do idoso", diz o MP na denúncia.


"NETA FANTASMA"
Entretanto, segundo o Ministério Público, "elucidou-se nos autos que referida neta jamais existiu e que os documentos da vítima Elmer, inclusive o cartão de benefício do INSS e cartão bancário, ambos com senha, além de documentos relacionados a uma fazenda em Ariquemes, estavam em posse dos denunciados Mário e Patrícia".
Conforme apurou o MP, Mário, valendo-se do seu cargo e da fragilidade da vítima Elmer, inclusive de seu declínio físico e mental, que a impossibilitava de responder por seus atos, levou-a ao cartório de registros e fez lavrar procuração em favor do denunciado, de modo a facilitar ainda mais a prática delituosa.
Consta dos autos, inclusive, que, após efetuar a retirada de dinheiro de uma das contas do idoso, o denunciado Mário Carneiro subtraiu, para si, o valor de R$ 4.832, de propriedade desta vítima.

DIRETORA TAMBÉM É ACUSADA DE SE APROPRIAR DE DINHEIRO DE IDOSA Inquérito policial apurou que, na Casa do Ancião, a denunciada Daniela Pereira Braga, a Dani (FOTO ACIMA) na condição de então  diretora da instituição estadual, apropriou-se da quantia de R$ 2.720,00, pertecente à abrigada idosa Geracilda Peixoto Silva.