CARROS COM AIRBAGS EXTERNOS?


Carros do futuro poderão ter airbags externos para salvar pedestres

Filipe GarrettPara o TechTudo


Os designers da empresa dinamarquesa TNO sugerem a criação de airbags externos nos veículos como medida de proteção aos pedestres e ciclistas em caso de colisão. Além disso, o sistema proposto prevê o uso de freios controlados por computador, que brecam o carro com mais eficiência do que o motorista. O projeto já conta com financiamento da ordem de 1 milhão de euros por parte do governo holandês para que a tecnologia seja desenvolvida e possa ser implementada nos carros.
Projeto alia sistema de freios automatizado com a liberação de airbags externos (Foto: Reprodução)Projeto alia sistema de freios automatizado com a liberação de airbags externos (Foto: Reprodução)
Na Holanda, o uso das bicicletas é muito difundido e é daí que vem o interesse do governo holandês na criação de medidas que atenuem os prejuízos causados toda vez que um ciclista acaba sofrendo um acidente. De acordo com estudos, numa colisão entre um carro que rode a mais de 40 km/h, o acidente tem grandes chances de ser fatal para quem vai na bicicleta.
Estudando a dinâmica dos impactos e realizando diversos testes, a TNO e seus projetistas descobriram que a aplicação de bolsas de ar em posições estratégicas do automóvel pode atenuar decisivamente os danos causados nos impactos.
Além dos airbags externos, a TNO preparou um sistema que automatiza os freios nos casos de emergência. De acordo com os estudos da empresa, além das bolsas de ar no exterior do carro, o uso de frenagens mais eficientes na iminência de uma batida reduzem ainda mais os riscos para o ciclista.
O sistema automatizado de freios usa as informações colhidas por uma câmera. A partir do reconhecimento de que uma batida é inevitável, o computador inicia o processo de redução de velocidade e arma o mecanismo de liberação dos airbags. Toda a tecnologia vem sendo testada e afinada nas ruas da Holanda há mais de um ano.
A preocupação com a redução de danos nas colisões com pedestres e ciclistas é parte da preocupação da montadora sueca Volvo, um sinônimo antigo de segurança na indústria automobilística. O modelo V40 da marca já está sendo vendido com um sistema bem similar ao desenvolvido pela TNO com financiamento estatal holandês.
Via Autopia