Rondônia ganha fábrica de trator


NUM PRIMEIRO MOMENTO SERÃO INVESTIDOS R$ 35 MILHÕES PARA A INSTALAÇÃO DA EMPRESA QUE, DE INÍCIO, SERÁ UMA MONTADORA GERANDO 100 EMPREGOS DIRETOS


Rondônia ganha fábrica de trator
Texto:Roberto Gutierrez -  Foto leandro Nunes
Até o fim de dezembro deste ano, Ji-Paraná passará a contar com a primeira fábrica de tratores de Rondônia. Trata-se da Budny Tratores e Implementos. Uma indústria de Santa Catarina que está há 22 anos no mercado e é líder no setor voltado ao pequeno e médio produtor.
 A formalização para a vinda da empresa a Ji-Paraná aconteceu na tarde de hoje no gabinete do prefeito Jesualdo Pires (PSB), da qual participaram o presidente da indústria, Carlos Budny, o diretor regional da Budny para a região Norte, Jácomo Casara, o adjunto da Casa Civil, Edvaldo Soares, o secretário executivo da Emater Luiz Gomes; o presidente da Associação Comercial de Ji-Paraná Alexandre Dartiballi, além do empresário Claudemir Miranda, que doou a área de 50 mil m² para a Butny se instalar em Ji-Paraná.
 Num primeiro momento serão investidos R$ 35 milhões para a instalação da empresa que, de início, será uma montadora. A tendência é que nos próximos anos se instale a fundição para a fabricação de peças, a exemplo do que acontece na matriz, em Santa Catarina.
 Serão gerados 100 empregos diretos. Como trata-se de mão-de-obra especializada, parte desses profissionais serão trazidos de Santa Cataria. Segundo disse Carlos Butny, a tendência é que a formação desse profissional seja feita nas escolas técnicas de Rondônia, a exemplo do Senai – uma parceiro das indústrias em todo o país.Um dos pontos fortes, segundo Carlos Butny, é quanto à cadeia produtiva que se formará no entorno da fabricação do dos tratores e implementos. A intenção da empresa é dar preferência a esses fornecedores. “Isso agrega crescimento econômico a região com a vantagem da logística que reduz no tempo”, comentou.
 O prefeito Jesualdo falou que a importância de fabricar de tratores e implementos em Rondônia representa mais facilidade de levar tecnologia ao campo. “Isso aumenta a produção e gera riqueza não só para Ji-Paraná, mas para todo o Estado”.
 O secretário de Indústria e Comércio, vice-prefeito Marcito Pinto, falou do empenho do prefeito Jesualdo, quando deputado, para criar todos os meios para que a Budny se instala-se em Ji-Paraná.Mato Grosso, Pimenta Bueno, Porto Velho, Ouro Preto e Amazonas, todos estavam assediando a Budny, que contratou o economista Genivaldo Gonçalves Pereira Campos, que elaborou todo o projeto de viabilidade técnica e econômica, o qual ajudou a revelar que Ji-Paraná, pela posição estratégica e quanto ao volume de propriedades rurais na região que abrange mais de 25 municípios, seria a decisão acertada.A próxima etapa agora é acertar os detalhes e trâmites do projeto, inclusive, com o Banco da Amazônia, via FNO – parceiro do investimento, bem como a questão burocrática para o registro da nova indústria em Rondônia. A expectativa que isso seja sanado ainda neste semestre. Segundo Carlos Budny, com mais seis meses é possível inaugurar o empreendimento.




          fonte: http://www.vejahoje.com.br/